O projeto iniciado em 2017, com o apoio da Marinha Portuguesa, integra crianças e jovens internados em serviços de Pediatria do Serviço Nacional de Saúde, inspirado nas comemorações dos 700 anos da Marinha Portuguesa, que se envolveu nesta iniciativa com a Armada Espanhola e Italiana.
“Este é um projeto que apaixonou a marinha e qualquer pessoa que tenha contacto com este projeto “Marinheiros da Esperança”, declarou Mendes Calado, fazendo desta inspiração que a Marinha pode proporcionar às crianças momentos de libertação nas suas doenças.
Reconheceu que a Marinha “sempre que pode faz esta visita aos hospitais, vem visitar as pediatrias, vem trazer um bocadinho da quebra da rotina da doença através da presença do Almirante do Estado Maior da Armada tentando levar um bocadinho de alívio”.
O culminar desta atividade resultou na publicação de dois livros que ilustram a História da Marinha, o livro “Marinheiros da Esperança” e o livro “Marinheiros da Esperança, na rota de Magalhães e Elcano”, com desenhos realizados por crianças e jovens internados em hospitais pediátricos, na qual o serviço de Pediatria do Hospital Dr. Nélio Mendonça participou.