A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou na madrugada desta quinta-feira, 19 de fevereiro, o resgate de uma passageira de um navio de cruzeiro que se encontrava a cerca de 170 milhas náuticas (314 quilómetros) a nordeste do Funchal, na Madeira.
O alerta foi dado às 21h45 de terça-feira, 18 de fevereiro, pelo comandante do navio, informando que uma passageira britânica, de 86 anos, apresentava fortes dores nas costas, que evoluíram para paraplegia dos membros inferiores.
Após contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Mar (CODU-MAR), foi decidido proceder ao resgate. Para a operação foi ativado um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa.

A vítima foi helitransportada para o aeroporto do Funchal e posteriormente encaminhada pelos Bombeiros Voluntários do Funchal para uma unidade hospitalar.
A Marinha recorda que, através dos seus Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, assegura uma resposta permanente a incidentes nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional, 24 horas por dia, 365 dias por ano.