O navio navegava a cerca de 434 milhas náuticas, equivalente a cerca de 803 km, de São Miguel e a cerca de 240 milhas náuticas, equivalente a 444 km, da Ilha da Madeira com destino a Portugal Continental e com um tripulante de 39 anos, com queixas de doença súbita, provavelmente, do foro cardíaco.
Após contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) foi confirmada a necessidade de evacuação urgente do tripulante, a fim de receber assistência médica hospitalar.
A Força Aérea Portuguesa (FAP), através do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lages (RCC Lages), ativou um helicóptero EH-101, em Porto Santo, para realizar o resgate do tripulante que foi transportado para uma unidade hospitalar no Funchal, tendo chegado por volta das 22:08 horas locais. Neste momento, encontra-se estável e a realizar exames médicos.
Nesta ação, estiveram envolvidos o MRCC GRIS-NEZ, o MRCC Delgada, o Sub Centro do Funchal (MRSC Funchal), o CODU – Mar, o RCC Lages, o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira e duas aeronaves da Força Aérea Portuguesa.