As capitanias do Funchal e do Porto Santo já alertaram para o agravamento das condições meteorológicas na Madeira a partir de quinta-feira, apontando que a situação é considerada "de risco".
Está previsto o agravamento do estado do mar na tarde de quinta-feira, e depois na madrugada de quinta para sexta-feira. As ondas poderão chegar aos 10 metros na costa norte da Madeira e no Porto Santo.
A autoridade marítima insular recomenda "o reforço da amarração e vigilância das embarcações, em especial nos espaços sem vigilância permanente, na circulação pedonal", desaconselhando os passeios junto à linha de água e zonas de rebentação.
As capitanias informam que vão estar de prevenção "para responder a situações que impliquem a sua pronta intervenção". A Marinha vai reforçar com uma corveta o dispositivo naval até ao fim de semana.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a costa norte da Madeira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, até às 18h00 de quinta-feira, passando depois a amarelo.