"Por isso, o Presidente da República tinha de estar cá, tinha de acompanhar intensamente [as comemorações], será um dia muito intenso o de amanhã", disse Marcelo Rebelo de Sousa à chegada à ilha, cerca das 23 horas de quarta-feira.
O Presidente da República vincou o trabalho desenvolvido ao longo de 600 anos no arquipélago da Madeira, a começar pelo Porto Santo, e que permitiu construir o que hoje é "uma região autónoma pujante" e também "um exemplo de uma maneira notável de se fazer Portugal".
Marcelo Rebelo de Sousa participa esta quinta-feira, 01 de novembro, nas comemorações dos 600 anos da descoberta da ilha do Porto Santo, seguindo um programa que começa às 10:30 e se prolonga até depois das 19:00.
"É um momento histórico muito importante para Portugal [a descoberta da ilha], porque é o começo de uma saga, é o começo de um período áureo da nossa história, que começou aqui", afirmou, sublinhando que a celebração honra os porto-santenses, os madeirenses e os portugueses em geral espalhados pelo mundo.
C/ LUSA