O Governo da Madeira fez hoje a última entrega, na atual legislatura, de pagamentos a candidaturas geridas pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), referindo que, no total, foram aprovados 3.245 projetos e criados 1.233 postos de trabalho.
Na cerimónia de hoje, no Funchal, foram entregues os apoios a 73 candidaturas de empresários, no valor de 3,94 milhões de euros, dos quais 590 mil euros do Orçamento da Região e 3,35 milhões de euros de comparticipação comunitária.
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, aproveitou a cerimónia para reiterar que os 72 meses de crescimento económico da região se deveram "à estabilidade económica, social e política para as empresas terem confiança para correr riscos".
O governante realçou ainda como condição para o sucesso a "estabilidade” e a “previsibilidade”: "Ninguém gosta trabalhar num cenário confuso, de tomar decisões num panorama de equívocos", referiu.
No caso do PSD ganhar as eleições de 22 de setembro, Miguel Albuquerque (PSD) promete continuar as políticas de redução fiscal, de devolução de rendimentos e de facilidades de investimento.
Se se mantiver na governação, revelou, a agência Invest Madeira será transformada numa direção regional e serão lançadas novas empresas de risco para fomentar o espírito de iniciativa.
Os apoios a empresários aprovados e concedidos ao abrigo dos sistemas de incentivos abrangem todos os concelhos da região.
Entre 2016 e 2017 foram pagos 36 milhões de euros, em 2018 foram comparticipados em 28,62 milhões de euros e em 2019 já foram pagos 18,61 milhões de euros, num total de 83,3 milhões de euros.
O Governo Regional lembrou que, no âmbito do Instrumento Financeiro Reabilitação e Revitalização Urbanas 2020 (programa de fundos comunitários), os primeiros dois contratos a nível nacional foram realizados por empresas regionais, encontrando-se contratualizados oito projetos, num montante global de investimento na ordem dos 26,6 milhões de euros, todos na área do turismo.