Hoje há 110 novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira regista 991casos ativos, dos quais 176 são casos importados e 815 são casos de transmissão
local. Há 16 óbitos associados à COVID-19.
Os sete casos importados são do Reino Unido (4) , França (1), África do Sul (1) e Região de Lisboa e Vale do Tejo(1). Os restantes 103 são casos de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos ou contextos de casos positivos.
Relativamente aos casos positivos de hoje, a assinalar que 6 correspondem a profissionais do sector da educação identificados no âmbito do rastreio em curso nos estabelecimentos de educação e ensino do concelho de Câmara de Lobos.
Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 39 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 904 em alojamento próprio e 48 pessoas encontram-se hoje internadas (42 na Unidade Polivalente e 6 na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19).
No total, há 269 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, todas relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM. Investigações epidemiológicas estão em curso.
Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 2 595 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.
No que respeita a vigilância de viajantes, 11 773 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
Relativamente aos testes de PCR para despiste de COVID-19, assinala-se que no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Região, há a reportar um total cumulativo de 145.436 colheitas para teste à COVID-19. No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM para teste de PCR ascendem a 241.314.
Nos laboratórios contratualizados pelo Governo Regional da Madeira no continente português foram efetuados, até o dia 4 de janeiro de 2021, um total de 53 340 testes de PCR. Destes testes, 353 tiveram resultado positivo, correspondendo a pessoas que acabaram por não viajar para a Região.
sitivos de hoje, a assinalar que 6 correspondem a profissionais do sector da educação identificados no âmbito do rastreio em curso nos estabelecimentos de educação e ensino do concelho de Câmara de Lobos.