A questão do limite do vento continua dependente de estudos e da instalação de novos equipamentos
Segundo a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que integra um grupo de trabalho para o efeito, o processo está a decorrer.
A principal medida identificada é a implementação de um radar de banda x e um lidar, dois equipamentos que fazem a medição apurada dos ventos e das rajadas ….
Estes permitirão prestar mais informação em tempo praticamente real aos comandantes, melhorando assim a resposta da operação.
Permitirão também melhorar a segurança de pessoas e bens e potencialmente a operacionalidade do Aeroporto da Madeira
Numa resposta à Antena 1 sobre este processo, a ANAC lembra que a aquisição destes equipamentos compete à empresa Navegação Aérea de Portugal e que o processo esta já em curso.
Das várias análises já efetuadas , concluiu-se que sem estes novos instrumentos de avaliação e sem mais informação não é possível aprofundar a análise e alterar os limites actuais.
Por outro lado, segundo a ANAC, atendendo a que cerca de 80% dos voos que divergem estão apenas até 3 nós acima dos limites, estes sistemas poderão vir a sustentar os estudos técnicos e científicos para uma eventual revisão dos atuais limites, adianta a nota enviada à Antena 1