O Madeirense Boaventura Afonso vai marcar presença nos próximos três dias, na Catalunha, com três projetos concorrentes aos “Óscares da Arquitetura Paisagista”.
O Rosa Barba International Landscape Prize, é dedicado, este ano, às ‘Paisagens de Amanhã’. Organizado pela Fundació Banc de Sabadell, o evento faz parte da Bienal Paisagem Internacional de Barcelona e decorrerá no Petit Palau de la Música, de hoje até sábado, 1 de Outubro.
Boaventura Afonso viu três projetos serem selecionados para publicação, no catálogo desta edição, em três categorias distintas: para “Regeneração”, o projeto ‘Recuperação das Condições de Ambiente Natural e Proteção dos Sistemas Costeiros em Santo André’, na categoria de “Transição” o projeto de ‘Requalificação e Valorização da Barrinha, Lago do Mar e Lagoa de Mira’, e na categoria de “Articulação” a ‘Requalificação Geral do Espaço Público da Via Principal de Peões’, em Marvila, Lisboa.
O arquiteto paisagista nascido na Madeira há 40 anos tem trabalhos feitos um pouco por todo o mundo. O gabinete que dirige atualmente tem desenvolvido projetos de Espaços Exteriores de Equipamentos Escolares, Comerciais e Residenciais, projetos de Integração Paisagística para produção, transporte, transformação e distribuição de energia, projetos de Integração Paisagística para infraestruturas lineares (Auto-estradas, linhas férreas), e projetos de turismo. Desenvolveu também projetos de Reordenamento Ambiental, de Arranjos de Orla Costeira, e projetos de Requalificação Geral de espaço Urbano.