O anúncio foi feito por João Canning Clode, responsável pelo Mare-Madeira, no último dia da reunião deste ano, que decorreu em Baltimore, nos Estados Unidos da América, na última semana e onde estiveram presentes seis investigadores do Mare-Madeira ARDITI.
Esta XII Conferência vai realizar-se pela segunda vez na Europa, depois de ter passado por Barcelona em 2004, o que é um feito notável, considerando um certo conservadorismo dos americanos em saírem do seu território para realizar este encontro.
A reunião acontece de dois em dois anos desde 1999, tendo sido exceção o ano de 2021, segundo ano da pandemia da Covid-19 e que impossibilitou deslocações.
A vinda para a Madeira constitui um feito importante para a promoção da Região, que vai receber 250 conferencistas ligados à problemática das bioinvasões marinhas e que aqui vão discutir o impacto das bioinvasões e procurar soluções para os próximos anos.
Esta conferência mundial discute durante vários dias os temas que forem propostos em agenda, reservando-se um dia para visitas a diversos locais, como reservas marinhas.
O programa será agora cuidadosamente elaborado por João Canning Clode, que participa nestas reuniões desde 2004 e a sua e a equipa que dirige, sendo oportunamente divulgado.
Pela frente, há dois anos de preparação para um encontro que vai trazer à Madeira os maiores especialistas mundiais na área.