O Governo Regional da Madeira “está a acompanhar atentamente a evolução da situação política na República Bolivariana da Venezuela, aguardando a todo o momento a clarificação total da mesma”. Isso mesmo é dito num comunicado emitido pela Secretaria Regional da Educação, a secretaria que assume as pastas das comunidades madeirenses e da emigração.
“Face à situação de instabilidade, recomenda às comunidades madeirenses a adoção das devidas precauções, no âmbito mais geral das recomendações das autoridades nacionais à comunidade lusa residente no país”.
Os governantes entendem “que os propósitos de paz e desenvolvimento desejável para República Bolivariana da Venezuela recomendam uma solução pacífica para os problemas que o país enfrenta”.
Na nota enviada à comunicação social a secretaria tutelada por Jorge Carvalho destaca que “a região está preparada, no âmbito da interação com as entidades responsáveis do Governo da República, para responder a situações de emergência no sentido da proteção das comunidades madeirenses naquele país”.
O Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações está a monitorizar a evolução da situação, “designadamente no que reporta à segurança dos madeirenses”.