A Madeira, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, marca presença nas IX Jornadas Florestais da Macaronésia que decorrem em Cabo Verde, entre os dias 27 e 29 de março, informou hoje o Governo Regional.
O encontro tem lugar na ilha de Santiago, na Cidade Velha, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 2009, acontecendo a cada dois anos.
Esta edição tem por base o lema “Por uma Floresta mais resiliente às Alterações Climáticas”, tendo como principal objetivo “responder aos desafios relacionados com a gestão e planeamento da área florestal”.
A comitiva madeirense é composta por 10 técnicos e vai mostrar o que a Região tem feito a nível da gestão florestal, nomeadamente, os seis planos que se encontram em fase de consulta pública, e que foram antecipados em dois anos pelo atual executivo.
Também vai destacar o trabalho desenvolvido na gestão das áreas protegidas, com foco na Reserva Natural das Selvagens, recentemente distinguidas com mais um prémio internacional de prestígio, na prevenção dos riscos de incêndios florestais, onde se dará conta das reflorestações, do controlo de invasoras e da reabilitação dos Postos florestais e das torres de vigilância.
LUSA