Entre os dias 21 e 23 de agosto, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves volta a estar presente em mais uma edição da Birdfair, este ano com o projeto LIFE Fura-bardos, uma ave que apenas existe na ilha da Madeira e nas Canárias. A feira todos os anos atrai cerca de 20 mil visitantes provenientes de vários países, que possuem especial interesse no turismo de natureza e no birdwatching.
O stand duplo deste ano resulta de uma parceria entre a SPEA, através do financimento LIFE, e o Turismo do Algarve, que estará presente com o intuito de divulgar a região como uma zona com especial potencial para o birdwatching.
O projeto LIFE Fura-bardos, também denominado de “Conservação do Fura-bardos e habitat de Laurissilva, na ilha da Madeira” tem como principal objetivo a conservação de uma subespécie prioritária através da recuperação e proteção do seu habitat natural – a floresta Laurissilva da Madeira. Esta floresta apresenta características específicas e uma biodiversidade excecional com um valor biológico inestimável. A recuperação deste habitat, juntamente com o aumento do conhecimento sobre a distribuição, ecologia e tendência populacional do fura-bardos na ilha da Madeira e em 5 ilhas das Canárias, permitirá definir medidas de conservação adequadas para esta subespécie, considerada prioritária.
O projeto que teve início em 2013 já permitiu contabilizar até à data cerca de 25 ninhos ocupados. Contudo a espécie sofreu bastante com os últimos incêndios que foi destruindo o seu habitat.