O Governo da Madeira vai financiar a construção da capela das Babosas, no Funchal, obra orçada em 400 mil euros, que consiste numa réplica do templo original, destruído pelo temporal de 20 de fevereiro de 2010, indicou hoje o executivo.
"Será uma obra relativamente célere e acho que é muito importante, porque as pessoas queriam e desejavam que a capela fosse reerguida no Largo das Babosas", afirmou o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que participou na cerimónia de bênção e lançamento da primeira pedra.
A Capela de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida por Capela das Babosas, na freguesia do Monte, foi construída no ano de 1906, mas acabou totalmente destruída pela aluvião de 2010.
"Um dos objetivos [do executivo] foi a recuperação da capela, cujo significado está perfeitamente enraizado no coração do povo do Monte e da nossa terra", disse Miguel Albuquerque, lembrando que a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi recuperada intacta após a destruição do edifício original.
A empreitada consiste na construção de uma réplica do edifício de 1906 e fica a cargo da Diocese do Funchal, mas é financiada na íntegra pelo executivo regional.
"É um símbolo de proteção da freguesia e espiritualmente diz muito às pessoas", vincou Miguel Albuquerque, que participou na missa na Igreja Matriz do Monte e na procissão até ao Largo das Babosas, onde decorreu o lançamento da primeira pedra.
Em 20 de fevereiro de 2010, o temporal que atingiu a ilha da Madeira provocou 43 mortos e seis desaparecidos, além de 250 feridos e 600 desalojados.