"Tal como em outros anos, o espetáculo durará oito minutos e terá uma apoteose de 25 segundos, como manda a tradição da Madeira", disse à Lusa Carlos Macedo, da Macedo’s Pirotecnia, empresa mais uma vez responsável pelo fogo de artificio.
O espetáculo deste ano tem o tema “Madeira em Festa” e "é inspirado nas tradições madeirenses do Natal e final de ano", tendo sido “desenvolvido de raiz e em exclusivo” para a ocasião.
Segundo Carlos Macedo, existirão "21 quadros pirotécnicos, com cores, tipologias e sons próprios".
As cores escolhidas para o espetáculo deste ano passam "pelos laranjas, púrpuras, dourados, prateados, magenta e as cores básicas".
Para que os oito minutos de fogo de artifício aconteçam, explicou Carlos Macedo, foram transportadas "520 toneladas de material para a Madeira", numa operação que já se iniciou em 09 de dezembro.
Serão utilizados 8.317 quilos de pólvora para um total de 24 toneladas de fogo, que será disparado às 00:00 de 01 de janeiro.
Para que os disparos aconteçam, a empresa divide a operação de montagem em fases.
"Entre 14 e 23 de dezembro vamos organizando tudo, para depois recomeçar em 26 com as ligações elétricas e colocar tudo no terreno em 29", explicou.
“Colocar no terreno” implica montar dois postos de fogo na ilha do Porto Santo, cinco postos em batelões ancorados na baía do Funchal e os restantes 31 postos de fogo no ‘anfiteatro’ que configura a cidade do Funchal.
C/Lusa