O Governo da Madeira está a negociar com a ANA – Aeroportos de Portugal a entrada de uma terceira companhia aérea na rota regular entre a Madeira e o continente, revelou hoje o líder do executivo regional.
Esta rota é servida atualmente pela TAP e pela easyJet.
"O Governo da Madeira continua a trabalhar, afincadamente, com uma entidade que, neste âmbito, se tem portado muito bem, que é a ANA, no sentido de garantirmos a terceira companhia aérea para a Região", revelou Miguel Albuquerque.
À margem da cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito Turístico a 25 entidades, no Funchal, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, Miguel Albuquerque sublinhou que esta matéria se resolve "com negociações, trabalho, determinação, capacidade e resiliência", e não com "atos de publicidade gratuita".
A propósito do Dia Mundial do Turismo, o presidente do Governo Regional realçou que a Madeira é "um dos poucos destinos turísticos" onde "não há" conflitualidade entre residentes e turistas.
"A Madeira é um dos poucos destinos turísticos em que não há qualquer conflito entre os residentes e as atividades dos residentes e o turismo, e não há também guetização como acontece noutros destinos nas áreas turísticas", afirmou.
O governante madeirense salientou ainda que o Dia Mundial do Turismo é uma oportunidade da sociedade e das suas instituições reconhecerem "aqueles que contribuem para a excelência" do destino Madeira e para o turismo regional, "indústria fundamental" para "o presente e futuro" do arquipélago.
As Medalhas de Mérito Turístico são atribuídas anualmente pelo Governo Regional no Dia Mundial do Turismo e distinguem, este ano, 25 personalidades e instituições, pelo seu contributo ao setor.
A única Medalha de Ouro foi atribuída, este ano, à Associação do Mercado Quinhentista, entidade reconhecida pelo seu trabalho ao nível do Mercado Quinhentista de Machico – evento apoiado pelo Governo Regional e integrado no Calendário Anual de Animação do destino – mas, também, pela sua participação nas Comemorações dos 600 anos da descoberta da Madeira.
O Governo distinguiu ainda 14 entidades ou personalidades com a Medalha de Prata, nomeadamente o Grupo de Folclore da Ponta do Sol, a Banda Municipal do Funchal "Artistas", o comandante João Bela, assim como guias intérpretes, agentes de viagens, diretores hoteleiros e chefes de cozinha, e 10 com a Medalha de Bronze, contemplando profissões como as de bordadeira, motorista de turismo, taxista e empregado de mesa.
A cerimónia decorreu na Fortaleza do Pico, no Funchal.
C/LUSA