Para assinalar o Dia dos Namorados é lançada hoje a campanha ‘Bem-me-gosta ou mal-me-gosta?’ de forma a sensibilizar para a denuncia dos maus tratos no namoro.
Este é som do vídeo da campanha contra a violência no namoro
Elaborado pelo projeto ART THEMIS + Madeira no âmbito do estudo da UMAR, que juntou 4.598 jovens entre os 11 e os 21 anos de todo o pais, com o objetivo de perceber se há violência nas relações entre adolescentes e se é legitimada pelos parceiros.
Na Região 21% dos inquiridos legitima a violência no namoro.
A Madeira é a par de Évora a terceira região do pais com a maior percentagem de legitimação. Atrás de Bragança com 24% e Faro com 27%
Dentro das situações legitimadas pelos jovens madeirenses que participaram no estudo, situações de controlo são as mais consentidas (32%), cenários de perseguição representam (27%). Já 22% legitima a violência sexual
No que toca aos indicadores do reporte de situações de violência no namoro, 14% dos inquiridos madeirenses já fizeram denuncias, uma média dentro dos valores nacionais.
A violência psicológica é a mais reportada, segundo 21% dos inquiridos que afirmam já ter denunciado situações de violência no namoro.