O anúncio desta lista aconteceu ontem simultaneamente com a apresentação do relatório de tendências da ABTA – Travel Trends –, em Londres, evento no qual a Associação de Promoção da Madeira esteve presente.
A definição desta lista é feita de uma forma independente pelos especialistas da ABTA e baseia-se numa série de fatores como grandes eventos e celebrações, destinos que estão a ressurgir com novidade e/ou locais que estão na moda. Os 12 destinos destacados abrangem cinco continentes – África, América, Ásia, Europa e Oceânia.
A Madeira é apresentada pela ABTA, nesta lista, como uma “ilha conhecida por acolher visitantes exigentes durante anos, atraídos pelo seu clima ameno, paisagem acidentada e exuberante”. Refere ainda que a ilha vem ganhando cada vez mais “a reputação para férias de aventura e atividades, como o BTT, canyoning e escalada nas suas paisagens dramáticas”. Conclui com uma referência às levadas, afirmando que a Madeira é “atravessada por trilhos de montanha, os quais oferecem fantásticas oportunidades de trekking, com passagens por longos túneis e ravinas profundas”.