Os números apresentados, esta manhã, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, indicam que a Região Autónoma da Madeira é a região que mais desce o desemprego registado em termos homólogos (setembro 2022).
Em setembro do presente ano, estavam registadas no Instituto de Emprego da Madeira (IEM), 7 385 pessoas. Em termos homólogos, trata-se de uma diminuição significativa do número de inscritos, na ordem dos 27,6%. O que corresponde ainda a uma diminuição de 0,5% de inscritos face ao mês anterior (-34 inscritos) – só recuando até agosto de 2006 para encontrar valores inferiores.
Em contraciclo, o Algarve regista a maior subida, quer homóloga, quer face ao mês anterior. Feitas as contas, no mês de setembro de 2023, com exceção dos Açores (-14,1%) e da Madeira (-27,6%), o desemprego aumentou em termos homólogos, com o valor mais acentuado na região do Centro (+7,0%) e do Algarve (+6,8%).
O total de desempregados registados no País foi superior ao verificado no mesmo mês de 2022 (+4,5% ) e no mês anterior (1,6%). Já em relação ao mês anterior, com exceção das Regiões Autónomas e da Região de Lisboa e Vale do Tejo, a tendência é de aumento do desemprego com a maior variação a acontecer na região do Algarve (+9,6%) e do Alentejo (+4,4%).