A Madeira vai integrar o concurso nacional de aluguer de meios aéreos para combate a fogos florestais nos próximos dois anos, anunciou ontem o secretário regional da Saúde.
Pedro Ramos falava após a reunião que teve ao final da tarde, em Lisboa, com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
“A Região vai poder integrar o concurso nacional de aquisição de meios aéreos para os próximos dois anos, para o combate dos incêndios florestais. Foi a garantia do ministro da Administração Interna”, disse o governante madeirense, após o encontro.
Pedro Ramos mostrou-se satisfeito “com esta abertura do ministro da Administração Interna à pretensão da região, que desta forma obtém economia de escala” nesta matéria.
Uma nota distribuída pelo gabinete de Pedro Ramos salienta que o Governo da Madeira “alocou uma verba de um milhão de euros, na proposta do Orçamento Regional para 2018, destinada à implementação dos meios aéreos na região”.
O secretário madeirense também se reuniu em Lisboa com o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, com quem debateu a construção do novo hospital da Madeira.
O encontro contou com a presença dos elementos do ministério que fazem parte do grupo de trabalho criado para acompanhar este dossiê e que tem a primeira reunião agendada para 6 de dezembro.
Durante esta deslocação, o secretário regional da Saúde teve ainda uma reunião no INFARMED para acompanhar o processo de implementação da Via Verde do Medicamento na região, a partir de 2018.
“Esta via vai evitar falhas na distribuição dos medicamentos na região, nomeadamente os mais utilizados, assegurando os estoques mínimos, de acordo com as especificidades de uma região insular, como a Madeira”, referiu a nota distribuída.
LUSA