O texto com as conclusões da reunião semanal do executivo madeirense, de coligação PSD/CDS, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, refere que estes acordos serão celebrados no âmbito do Plano Regional de Apoio ao Desporto (PRAD 19/20).
Num primeiro grupo, envolvendo uma verba de 1,3 ME, estão incluídos 46 contratos-programa, sendo 35 “referentes à competição regional das sociedades anónimas desportivas e dos clubes desportivos regionais, nove a deslocações dos clubes desportivos regionais e dois do apoio à atividade das associações regionais de modalidade e multidesportivas”.
Também ao abrigo do PRAD 19/20, o Governo Regional destinou cerca de 142 mil euros à celebração de outros 22 contratos-programa, “11 dos quais para apoiar deslocações dos clubes desportivos regionais e o mesmo número para as associações regionais de modalidade e multidesportivas”.
Nesta reunião, também foi decidido atribuir um apoio financeiro, que o gabinete da presidência do Governo Regional, contactado pela agência Lusa, recusou especificar de momento o montante, para a celebração de “42 contratos programa, no âmbito do Apoio Pescas/COVID-19”.
Segundo o mesmo comunicado, com o objetivo de “assegurar, no ano de 2020, as despesas a incorrer com o seu funcionamento, bem como com a prossecução das suas atividades de promoção do desenvolvimento social, económico e cultural”, o Governo insular deliberou a celebração de um outro contrato-programa com a Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA) no montante máximo de 21 mil euros.
O executivo madeirense também decidiu atribuir uma ajuda financeira de 8.000 euros à Associação de Produtores de Sidra da Região Autónoma da Madeira, visando “assegurar as condições mínimas ao seu normal funcionamento e a prossecução das respetivas atividades”.
Concedeu ainda um apoio de cerca de 21 mil euros à Casa do Povo do Paul do Mar, para permitir “o seu funcionamento no ano de 2020, bem como a prossecução das atividades de promoção do desenvolvimento social, económico e cultural”.
C/Lusa