A Empresa Eletricidade da Madeira está a tentar repor a energia, que falhou cerca das sete horas da manhã, devido à trovoada e às descargas elétricas persistentes durante a madrugada, indicou à agência Lusa fonte do Governo Regional da Madeira.
A intensidade da tempestade desativou o sistema na Central Elétrica da Vitória, localizada no Funchal e provocou um apagão geral.
A mesma fonte disse que não há outras ocorrências significativas.
No Funchal, um dos concelhos mais afetados pelo temporal, os Bombeiros Sapadores indicaram que estão envolvidos em diversas ações de socorro e limpeza, relacionadas com inundações e queda de muros.
O arquipélago da Madeira continua hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) até às 12:00, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.
Com exceção do aviso meteorológico amarelo para Porto Santo, devido a risco de trovoada até às 13 horas e de aguaceiros até às 15 horas, por vezes fortes, o resto do arquipélago está hoje sob aviso laranja do IPMA até ao meio-dia, devido a chuva e trovoada, um nível de alerta acima do amarelo, e às 15 horas todo o arquipélago regressa a aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes e trovoada.