A população-alvo integrará os utentes seguidos no Centro de Saúde de Machico com o diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2 e com idades compreendidas entre os 50 e os 80 anos.
Este projeto piloto é realizado em parceria com a Secretaria Regional da Saúde, Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira e Direção Regional do Desporto. Tem como fonte de financiamento o Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira de 2019 e tentará servir de base para o alargamento a vários concelhos da Madeira em anos vindouros.
O principal objetivo desde estudo será avaliar a viabilidade e eficácia da abordagem de um programa de intervenção comunitária de apoio à autogestão de doenças crónicas como a diabetes na Região Autónoma da Madeira e estudar a possibilidade de desenvolvimento de um futuro ensaio clínico randomizado em grande escala multicêntrico.
Vai ser criado um núcleo piloto de prática regular de atividade física, que será orientado por profissionais de educação física e desporto e monitorizado por enfermeiros.
Ao longo de nove meses, os participantes beneficiarão de sessões presenciais com a duração de 75 minutos e frequência de três vezes semanais.