Os concelhos de Machico e Santa Cruz apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, em risco ‘Máximo’ de incêndio estão Machico e Santa Cruz, e em risco ‘Muito Elevado’ estão os concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Ponta do Sol.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA colocou sob ‘Aviso Amarelo’ a costa norte e sul da Madeira e o Porto Santo sob ‘Aviso Amarelo’ devido à persistência dos valores elevados da temperatura máxima até às 21:00 de hoje.
O ‘Aviso Amarelo’ é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje na Madeira céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte até meio da manhã, vento moderado de nordeste, soprando forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora e pequena subida de temperatura.
No Funchal as temperaturas vão variar entre 23 e 29 graus Celsius.
C/Lusa