A viagem de hoje do Lobo Marinho, o navio que assegura as ligações entre as ilhas Madeira e o Porto Santo, foi cancelada devido às más condições marítimas, disse fonte da concessionária.
De acordo com Duarte Rodrigues, da administração da Porto Santo Line, a “viagem foi cancelada por causa das más condições marítimas no porto da ilha do Porto Santo que não permitiam a atracagem do navio em condições de segurança”.
O responsável adiantou que houve um outro navio porta-contentores que “não tem nada a ver com a Porto Santo Line, que ia fazer escala naquela ilha e teve de prosseguiu viagem”.
Duarte Rodrigues disse que o cancelamento da viagem do Lobo Marinho, que devia ter partido do Funchal às 08:00 rumo ao Porto Santo, afetou cerca de 150 passageiros, uma situação que é resolvida com a transferência da deslocação para o dia seguinte.
A capitania do Porto do Funchal emitiu hoje um aviso de mau tempo para os mares do arquipélago da Madeira devido às previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) de agitação marítima e vento fortes nesta Região, que está em vigor até às 06:00 de quinta-feira.
Segundo a autoridade marítima, a visibilidade no mar será “moderada a fraca, tornando-se boa a partir do meio da tarde de hoje, as ondas na costa sul devem atingir os quatro metros, o vento será forte entre os 51 e os 62 quilómetros/hora.
Por estas razões, capitania do Funchal recomenda que “os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”.
O IPMA colocou a ilha da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70/75 quilómetros por hora na Costa Norte, de 80 quilómetros por hora na Costa sul e de 100 quilómetros por hora nas terras altas até às 18:00 de hoje.
A ilha da Madeira está ainda sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, pontualmente fortes e podendo ser acompanhados de trovoada entre as 09:00 e as 18:00 de hoje.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros mais frequentes a partir da manhã, em especial nas vertentes sul da ilha e nas zonas montanhosas, onde poderão ser localmente fortes até meio da tarde.
A previsão aponta ainda para vento moderado a forte do quadrante sul com rajadas até 80 quilómetros, sendo forte a muito forte e com rajadas até 100 quilómetros por hora nas zonas montanhosas, rodando gradualmente para oeste a partir do meio da tarde e enfraquecendo, tornando-se fraco a moderado para o final do dia e pequena subida da temperatura mínima.
No Funchal as temperaturas vão variar entre 20 e 24 graus Celsius.
LUSA