Em tempo de crise económica e social avisa que “não podemos deixar que esta pandemia acentue essa desigualdade do conhecimento, que depois levam às desigualdades sociais”.
Na mensagem dirigida à Escola Secundária Jaime Moniz, que esta segunda-feira tem um programa especial para assinalar do Dia Internacional da Educação, celebrado ontem, José Manuel Rodrigues apela a uma reflexão sobre as consequências da pandemia no “sistema educativo e na formação dos jovens”.
“É verdade que a Escola soube reinventar-se, soube adaptar-se a estes novos tempos e isso viu-se no primeiro grande confinamento do ano passado”, refere o Presidente do Parlamento madeirense. Afirma, ainda, que neste momento difícil “pede-se à Escola, aos professores, aos alunos, aos encarregados de educação e a todo o pessoal não docente um esforço para que, à distância ou presencialmente, se possa dar a melhor educação e a melhor formação aos nossos jovens”.
José Manuel Rodrigues está confiante que a Escola Jaime Moniz, assim como “todas as escolas da Madeira saberão estar à altura destes desafios que temos pela frente”.
A Escola Secundária Jaime Moniz também lembra neste dia que “os constrangimentos impostos pela situação pandémica, a salvaguarda da saúde, como bem maior, deixaram muitas crianças/jovens sem qualquer acesso à escolaridade. Esta realidade afeta, sobretudo, os países mais pobres, como se depreende”.
“A Escola Secundária Jaime Moniz orgulha-se de pertencer à Rede de Escolas UNESCO, juntando-se ao esforço de milhares de docentes e não-docentes no sentido de partilhar a tarefa de Educação dos nossos alunos, com as respetivas famílias”, refere na página oficial no Facebook.
O “Liceu” tem para hoje um programa especial com iniciativas à distância, onde serão partilhados “depoimentos e reflexões emanadas de elementos da Comunidade Educativa que, connosco, pensaram sobre o lema deste ano: "Recover and Revitalize Education for the COVID-19 Generation" (Recuperar e revitalizar a Educação para a Geração COVID-19)”, pode ler-se.
O Presidente da Assembleia Legislativa Regional e Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia são outras das personalidades convidadas para uma reflexão em prol da melhoria da qualidade do ensino.