O Mudanças – Laboratório Social, marcado para o dia 28 de maio, no auditório dos Contabilistas Certificados, em Lisboa, “pretende debater e refletir sobre o mundo que queremos construir, promovendo, para isso, uma escuta atenta de várias vozes e uma abordagem global e integrada do ser humano”, revelou hoje, em comunicado, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus.
O encontro terá como tema principal a “Responsabilidade Social” e pretende “despertar uma consciência de responsabilidade social individual e coletiva, criar envolvimento e provocar a ação”, contando com a participação do dominicano Frei Bento Domingues, da presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa, e do músico e artista plástico Tomás Cunha Ferreira.
A abertura vai estar a cargo do Provincial dos Jesuítas, padre Miguel Almeida, contando o encontro ainda com a participação de Lídia Rego (Amadora Compassiva), Sónia Morais Santos (jornalista e blogger), João Nórton (jesuíta), Ghalia Taki Anis (JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados), Gonçalo Castro Fonseca (jesuíta) e Miguel Duarte (Jugend Rettet – ONG alemã).
“Este Laboratório Social parte da perceção de que o momento que atravessamos exige uma reflexão profunda sobre o mundo que queremos construir. Esta reflexão só será possível a partir da escuta atenta de várias vozes e de uma abordagem global e integrada do ser humano”, explica a Companhia de Jesus na nota sobre o encontro.
A Comissão do Apostolado Social dos jesuítas integra mais de 20 organizações sociais que desenvolvem um trabalho de intervenção social com migrantes, refugiados, crianças, jovens e idosos, sem abrigo, reclusos, ou pessoas com carências sociais e económicas, bem como um trabalho de educação para o desenvolvimento.
“No total, são 310 colaboradores, aos quais se juntam muitos voluntários, que colaboram com um universo de beneficiários que ronda os 60 mil”, acrescenta a Companhia de Jesus.
Durante o encontro do próximo dia 28, será apresentado um documentário e um livro sobre as organizações sociais ligadas aos jesuítas em Portugal.
Lusa