Segundo o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado hoje, a nível nacional a taxa de incidência subiu de 101,5 para 104,3 casos de infeção por 100 mil habitantes.
Em Portugal continental, este indicador registou também uma subida passando de 101,9 para 104,9 casos por 100 mil habitantes.
O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – desceu de 1,05 para 1,03 a nível nacional e em Portugal continental.
Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias – indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia – são atualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à quarta-feira e à sexta-feira.
De acordo com o portal do Governo para a covid-19, "a monitorização da evolução da pandemia continuará a ser feita com base nos indicadores de incidência e Rt, adaptados de acordo com a evolução da vacinação (nível de alerta é de 240, nível de risco é de 480)".