Miguel Albuquerque inaugurou hoje o Radar Meteorológico do Porto Santo, num investimento de 3,4 milhões de euros, três milhões dos quais ao abrigo de apoios comunitários do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (fundos comunitários).
A cerimónia decorreu na presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e de representantes do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
"Nós adotámos na Madeira um sistema tecnológico mais avançado para podermos prever cargas de água ou índices de pluviosidade muito elevados, para podermos, em termos de prevenção e de proteção civil, tomar as medidas adequadas de salvaguarda de pessoas e bens", disse.
Miguel Albuquerque realçou que o radar, que vai cobrir todo o território do arquipélago, com exceção das ilhas Selvagens, é a expressão da integração da Madeira e de Portugal na União Europeia.
"O financiamento desta obra foi feito através dos fundos europeus e é mais uma vez uma demonstração da solidariedade e da importância de Portugal estar inserido na União Europeia", destacou.
LUSA