Nesta cerimónia, iniciativa da coordenação das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, participaram, em representação da Escola Jaime Moniz, uma das coordenadoras do Projeto, assim como quatro dos seus embaixadores-júnior. Tratou-se de uma cerimónia simples que consistiu na escuta do Hino europeu, no recolhimento em silêncio, durante um minuto, em memória de Sassoli, e numa breve partilha de testemunhos.
"Em representação da Escola Jaime Moniz, relembrei a dimensão solidária e discreta do antigo jornalista, a sua ligação aos franciscanos e à Carta de Assis, assim como o modo como estas componentes edificaram o seu perfil de líder do Parlamento Europeu. A sua assertiva, mas singela forma de contagiar pelo exemplo, pela ação e pela palavra de estímulo e de esperança, permanecerá na memória dos que a sentiram como fio de prumo de uma ideia de Europa como construção coletiva", lê-se na nota enviada à redação pela escola.
Na cerimónia, foi igualmente, transmitido um discurso recente de Sassoli, dirigido aos Jovens Embaixadores do Parlamento Europeu, no qual se destaca a forte convicção europeísta do antigo Presidente, assim como a sua suave “teimosia” no sentido de que sejam os jovens os agentes de transformação da Europa sem que abdiquem dos seus valores constitutivos.
Um dos alunos intervenientes na partilha de testemunhos destacou uma das características mais marcantes de Sassoli: o seu sorriso. "Imagem de marca de um homem afável e diplomático, o seu sorriso foi um passaporte de empatia para com os mais desfavorecidos, os mais marginalizados, em especial as mulheres e as crianças".