Um marinheiro australiano e a sua cadela foram resgatados após dois meses à deriva no Oceano Pacífico. Tim Shaddock fazia a travessia entre o México e a Polinésia francesa quando o barco ficou danificado numa tempestade.
Tim Shaddock, de 51 anos, partiu de La Paz, no México, em direção à Polinésia francesa, acompanhado pela cadela, Bella. Pela frente tinham uma viagem de barco de mais de 6 mil quilómetros (3.728 milhas).
No percurso, semanas depois da partida, uma tempestade trocou-lhe as voltas e o barco onde seguia ficou danificado. Tim Shaddock e Bella sobreviveram a dois meses no Oceano Pacífico. Como? O equipamento de pesca ajudou-os. Comeram peixe cru e beberam água da chuva, adianta a televisão britânica BBC. O morador de Sidney, na Austrália, conseguiu ainda evitar as queimaduras solares abrigando-se num toldo do barco.
Foram encontrados na costa do México, após um helicóptero avistar a embarcação. Tim Shaddock estava muito magro e com a barba comprida, mas de "bom humor".
Após o resgate, foi fotografado pelo 9News da Austrália a sorrir e com um monitor de pressão arterial no braço. Bella também aparenta estar saudável.
Segundo o médico, o australiano de 51 anos tinha os "sinais vitais normais".
"Só estou a precisar de descanso e boa comida porque estou sozinho no mar há muito tempo. Fora isso, estou muito bem de saúde", contou o australiano ao 9News.
Tim Shaddock vai fazer exames e possíveis tratamentos no México.