O Funchal registou a segunda temperatura mais alta ao atingir os 28,1 graus centígrados, seguido da Quinta Grande com 25,8 graus, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A humidade relativa do ar situava-se entre os 14 e os 17%.
No domingo, havia já sido registada a temperatura mais alta até agora alcançada no mês de fevereiro, com 27,7 graus, valor que hoje foi superado.
"Hoje, a temperatura deverá chegar aos 28 graus nalguns pontos da costa sul", referiu, pela manhã, à Lusa o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal, Vítor Prior.
Os maiores valores que tinham sido registados no passado no mês de fevereiro foram em 2004 (27 graus) e em 1949 (26,6 graus).
Sob a influência de uma massa de ar quente, seca e acompanhada de poeiras do Saara, no Norte de África, a costa sul da Madeira está sob aviso meteorológico para tempo quente até às 21:00 horas de hoje.
A massa de ar quente continuará na terça-feira, mas com menos intensidade.
As poeiras e a consequente redução de visibilidade poderão condicionar o Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo se a redução de visibilidade não for inferior a cinco quilómetros, o que ainda não aconteceu, tendo as chegadas e respetivas partidas sido realizadas até às 13:30 horas.
C/LUSA