Trata-se de 13 casos importados (4 provenientes do Reino Unido, 4 da Alemanha, 3 da Região de Lisboa e Vale do Tejo, 1 da Polónia e 1 da República Checa) e 10 casos de transmissão local, associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados.
A assinalar que 6 dos casos de transmissão local identificados hoje dizem respeito a crianças com idade até 2 anos, que frequentavam 2 infantários, 1 no concelho do Funchal e 1 em Câmara de Lobos. Estes estabelecimentos já se encontravam com planos de contingência ativos por identificação de casos ou contacto com casos positivos.
Outro caso confirmado hoje diz respeito a um profissional do SESARAM. A investigação epidemiológica está em curso, tendo sido determinado o isolamento profilático de 4 mais profissionais em 2 serviços.
Hoje há mais 3 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 475 casos recuperados de COVID-19. Até à data, foram registados 2 óbitos associados à Covid-19.
São 162 os casos ativos, dos quais 74 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 88 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 57 são não-residentes e 105 são residentes na RAM.
Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 36 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 122 em alojamento próprio e 4 pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à Covid-19.
Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 890 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e 10 no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 7906 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
No total, há 117 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 4 provenientes da operação de rastreio implementada no aeroporto da Madeira e 113 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24. Investigações epidemiológicas estão em curso.
Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 16819 chamadas, mais 145 chamadas nas últimas 24h.