O Grupo Sousa foi considerado a empresa do ano pelo Jornal de Negócios e pela PwC, empresa de auditoria e fiscalidade. Os prémios foram entregues quarta-feira à noite, numa cerimónia que decorreu em Lisboa.
O Grupo Sousa começou a ser construído em 1985 com a constituição de um agende de navegação na Madeira. No top 100 dos maiores armadores do mundo da Alphaliner, o Grupo Sousa ocupa a posição 87 no ranking dos armadores com maior capacidade de transporte marítimo de contentores, com uma frota de nove navios (próprios e fretados), oito porta contentores e um ferry, o que faz do grupo o maior armador nacional.
O grupo é o único parceiro português que integra o consórcio multinacional que opera o Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, inaugurado a 10 de Novembro de 2017. Atua também no sector de energia, destacando-se a operação de fornecimento de Gás Natural entre Sines e Madeira para produção de energia eléctrica.
Para além da empresa do ano, o prémio ‘Excellens’ distinguiu Alexandre Soares dos Santos, líder do Grupo Jerónimo Martins, com o prémio de Empresário do Ano.