Viseu vai ser a primeira cidade de Portugal continental a ter um núcleo do grupo madeirense Dançando Com a Diferença, dirigido por Henrique Amoedo, anunciou a diretora do Teatro Viriato, Paula Garcia.
"Vamos começar a trabalhar a partir de setembro com o CLAS (Conselho Local de Ação Social) e com o Henrique Amoedo", que este ano é o artista residente no Teatro Viriato, referiu a responsável aos jornalistas.
O projeto Dançando Com a Diferença tem como missão promover a inclusão social e a cultural através da dança.
O elenco deste grupo – que é considerado uma referência nacional e internacional no domínio da dança inclusiva – integra pessoas com e sem deficiência.
"Há muitos projetos que surgem nesta casa que são fruto de um início que se vai alimentando, de um trabalho todo em processo que se vai refletindo e discutindo e que vai crescendo. Este é um trabalho que é muito pertinente na cidade e nós estamos muito felizes", disse Paula Garcia.
Segundo a diretora do Teatro Viriato, para constituir o núcleo de Viseu do grupo Dançando Com a Diferença, Henrique Amoedo irá buscar pessoas da cidade que trabalharam recentemente em projetos inclusivos.
"São pessoas que já entendem a linguagem e o que é que é o trabalho específico do grupo Dançando com a Diferença. São pessoas que quase diariamente nos pedem para continuar e nós vemos aqui uma possibilidade que nos agrada imenso", afirmou, lembrando que o Teatro Viriato sempre alimentou muito "a questão artística no domínio social".
Inicialmente será dada prioridade às instituições com as quais o Teatro Viriato já tem vindo a trabalhar.
"No ‘Por delicadeza’ já trabalhámos não só com pessoas institucionalizadas, mas também com pessoas que estão em casa, conseguimos identificar algumas e convidá-las para estarem no projeto. Foi um trabalho muito gratificante", lembrou.
O núcleo iniciará focado "no trabalho que foi feito a partir destas pessoas que já experimentaram este processo" e depois irá evoluindo, acrescentou.
Há três meses, o grupo Dançando Com a Diferença estreou em Viseu a sua nova produção, intitulada "Doesdicon", criada pela coreógrafa Tânia Carvalho.
LUSA