O vírus obrigou já ao internamento de sete pessoas, duas das quais acabaram por morrer.
Numa nota enviada à comunicação social, Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) “informa que até à data, 22 de janeiro de 2018, registaram-se sete internamentos com o vírus da gripe tipo A no Hospital Dr. Nélio Mendonça, das quais duas das vítimas, acabaram por falecer na sequência do agravamento do estado clínico. Uma das mortes ocorreu hoje, 22 de janeiro, uma senhora com 57 anos, com co-morbilidade associada, o que dificultou todo o processo de recuperação, internada nos últimos dias na Unidade dos Cuidados Intensivos (UCIP) do Hospital Dr. Nélio Mendonça.”
O mesmo comunicado informa que o SESARAM manifesta o pesar pelo falecimento e apresenta à sua família e amigos as mais sentidas condolências.
A outra vítima mortal era uma senhora com 59 anos, que faleceu no sábado, dia 13 de janeiro.
Dois adultos “mantêm-se internados na UCIP e inspiram cuidados. As restantes situações (três) são referentes a utentes que já recuperaram e tiveram alta hospitalar (1 criança e 2 adultos)”, refere o SESARAM.
O Serviço de Saúde da Madeira lembra que “em caso de doença aguda, (pouco urgente), os utentes devem, no primeiro momento, recorrer ao centro de saúde da sua área de residência, e solicitar atendimento através das vagas do dia, consulta aberta (apenas no caso do Centro de Saúde de Santo António e Bom Jesus) e/ou nos centros de saúde com serviço de atendimento urgente. A população deve recorrer ao Serviço de Urgência hospitalar apenas em situações graves e/ou urgentes”.