“Há um incêndio na rua Saint-Jacques, no 5.º bairro de Paris. Os sapadores bombeiros de Paris estão a intervir. Agradecemos que não perturbem a sua intervenção e evitem aquele setor”, escreveu o ministro do Interior de França, Gérald Darmanin, na rede social Twitter.
Uma foto tirada por um fotojornalista da agência de notícias francesa AFP mostra uma coluna de fumo e chamas elevando-se das ruínas de um prédio.
Segundo o ministério público de Paris, “um edifício incendiou-se e abateu parcialmente” na rua Saint-Jacques, a algumas ruas do Panteão e do Jardim do Luxemburgo, e um primeiro balanço provisório indica que há “uma pessoa ferida com queimaduras”.
“Nada permite determinar a origem do sinistro” neste momento, precisou o ministério público da capital francesa.
O comandante da polícia de Paris, Laurent Nunez, disse à imprensa que 16 pessoas ficaram feridas, sete das quais em “situação de urgência”, mas as autoridades não especificaram se os feridos correm risco de vida.
Segundo Nunez, o incêndio no edifício situado na margem esquerda do 5.º bairro parisiense, perto do histórico hospital militar Val de Grace, foi desencadeado por uma forte explosão que lhe destruiu a fachada.
As chamas encheram o céu de nuvens de fumo pairando sobre os monumentos da cidade e obrigaram à evacuação dos edifícios das imediações, indicou o responsável policial.
Os serviços de emergência prosseguem as operações para determinar se ainda está alguém dentro do prédio, referiu, acrescentando que o incêndio está controlado, mas não extinto.
A presidente da junta de freguesia, Florence Berthout, disse que “a explosão foi extremamente violenta”, descrevendo estilhaços de vidro ainda a cair dos edifícios circundantes.
A porta-voz da polícia de Paris, Loubna Ata, declarou ser demasiado cedo para determinar a origem do incêndio e não poder confirmar relatos de que foi causada por uma explosão de gás.
Lusa