Segundo a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, nestes últimos dias, várias equipas estão no terreno a limpar ribeiras e ribeiros, garantindo o desassoreamento dos mesmos, de modo a assegurar o normal caudal das águas e a garantir a segurança de pessoas e bens, evitando transbordos.
O Governo adianta ainda que este esforço tem-se verificado igualmente ao nível das estradas e de edifícios públicos, bem como ainda no que se refere a infraestruturas marítimas.
Os danos provocados pelo vento, pela chuva e pela agitação marítima têm sido avultados e os profissionais dos diversos serviços do Governo Regional não têm tido mãos a medir desde inícios de fevereiro, de modo a limpar o mais rápida e eficazmente possível os estragos e a concertar tanto quanto possível os estragos, explicou a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas em comunicado.
Nos próximos dias, o Governo continuará este trabalho de regularização e canalização de diversas ribeiras e ribeiros da Região, sobretudo no que diz respeito à desobstrução de cursos de água que foram atingidos por várias derrocadas (daí a água castanha que vem correndo em alguns ribeiros) e queda de árvores.