O Governo Regional da Madeira cancelou hoje o programa do segundo e último dia do Fórum Madeira Global, devido aos incêndios de grandes proporções que afetam a ilha desde a tarde de segunda-feira.
O Fórum Madeira Global reuniu, na segunda-feira, no Funchal, cerca de 150 elementos de diversas comunidades emigrantes madeirenses e o programa previa, para esta tarde, a cerimónia de tomada de posse dos novos conselheiros da Diáspora Madeirense, que ficou suspensa.
Segundo informação do executivo, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, entidades que podem conferir essa posse, encontram-se no terreno a acompanhar a evolução do combate aos incêndios na Região.
"O Governo Regional compromete-se a realizar a agenda que constava no último dia dos trabalhos num futuro a determinar", adianta-se na mesma nota, acrescentando que as conclusões deste encontro de elementos das diferentes comunidades emigrantes madeirenses "serão, igualmente, divulgadas em momento oportuno".
Também foram canceladas as iniciativas agendadas por vários partidos na região (PCP e PTP).
O combate aos incêndios de grandes proporções que deflagraram na tarde de segunda-feira, no concelho do Funchal e da Ponta do Sol, estão a ocupar oito corporações de bombeiros da Madeira.
O Governo Regional da Madeira indicou existirem quatro focos ativos na ilha (Funchal, Ponta do Sol e Campanário)
Mais de 200 pessoas foram retiradas das suas habitações em diversos locais do concelho do Funchal, tendo o secretário da Saúde da Madeira decidido, por precaução, também deslocar os mais de 200 doentes do Hospital dos Marmeleiros, na freguesia do Monte.
As pessoas estão a ser alojadas no Regimento de Guarnição N.º3, no Funchal e em várias instituições.