"Este esforço é complementado também por outras ações, como o lançamento da Bolsa de Habitação, o programa de apoio habitacional aos desempregados, bem como o Programa de Reabilitação de Imóveis Degradados (PRID)", disse o presidente do governo, Miguel Albuquerque, durante a entrega dos apoios às 27 famílias, no Funchal.
Os agregados familiares são oriundos de vários concelhos da Madeira e a ajuda que hoje receberam – 154 mil euros – corresponde à primeira tranche de um total de 400 mil euros, no âmbito do PRID, que visa a recuperação progressiva das suas casas.
"Os sucessivos governos da Madeira fizeram investimentos muito avultados na habitação. Era e ainda continua a ser, mas já não com a gravidade do passado, uma grande preocupação e uma necessidade imperativa a construção de habitação social nas diversas modalidades", disse Miguel Albuquerque.
A empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) é detentora de 64 complexos na região autónoma, onde vivem 4.397 famílias, num total de cerca de 17 mil pessoas.
"Isto obriga, da nossa parte, a mantermos investimentos no parque habitacional e hoje estamos a investir cerca de 10 milhões de euros na manutenção dos nossos bairros sociais", realçou o chefe do executivo, sublinhando que também está em curso uma empreitada de 5,2 milhões de euros num bairro no concelho de Câmara de Lobos, zona oeste da ilha.
"Mais uma vez, o Governo da Região Autónoma da Madeira aposta na coesão social, na garantia da melhor habitação para as nossas famílias e também no sentido de garantir que as famílias possam melhorar a habitação através do PRID", reforçou Miguel Albuquerque.
LUSA