O Governo da República abriu concurso para a limpeza e consolidação de escarpas na Madeira, na sequência dos incêndios de agosto, refere, em comunicado, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.
"Cumprindo o planeado e atendendo à urgência dos trabalhos de limpeza e de consolidação dos escarpas/taludes, cujo coberto florestal foi queimado pelos incêndios de agosto que afetaram a Madeira, o Governo abriu hoje um concurso", salienta.
Segundo o comunicado, o concurso foi aberto no âmbito do PT 2020 e "cria a possibilidade das autarquias locais e das entidades do Governo Regional apresentarem as suas candidaturas, assegurando assim os meios financeiros para prevenir a segurança dos madeirenses e das suas habitações e outros bens".
"Foi igualmente aberto um segundo concurso que visa o apoio à reposição da capacidade operacional dos serviços de proteção civil e de bombeiros", sublinha o ministério.
O apoio garantido à Madeira pelo Governo da República é de 30 milhões de euros.
Os incêndios de agosto no concelho do Funchal provocaram três mortos, 233 desalojados e danos parciais ou totais em 300 habitações.
O Governo Regional da Madeira avaliou em 157 milhões de euros as necessidades financeiras para fazer face aos prejuízos.
C/Lusa