O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, apresentou ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um acordo de colaboração entre várias instituições e entidades locais, com vista à revitalização do comércio do Funchal. O resultado é a constituição de uma rede de parceiros, chamada "Abre Portas".
O acordo em causa enquadra-se no Programa Municipal de Revitalização do Comércio e decorreu da necessidade de estabelecer uma rede de agentes que colaborem de forma sistemática e integrada na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento económico da cidade. O acordo assinado ontem formalizou, assim, a relação do Município com diversos agentes, entre eles, a ACIF, a Universidade da Madeira, a Associação de Jovens Empresários, a Ordem dos Arquitetos e o Cowork Funchal.
“Abre Portas” foi a designação escolhida para a rede. Os diferentes parceiros comprometem-se, agora, a colaborar no desenho e implementação de soluções que contribuam para “abrir portas” ao comércio e a outros setores que com ele impactem, sendo esta uma rede aberta a todos os interessados.
Paulo Cafôfo considerou que este é, acima de tudo, "um protocolo de vontades”, e desafia o Governo Regional a integrar a iniciativa: “Queremos ter connosco também o Governo Regional, que é gestor de dinheiros europeus e que podia ser uma mais-valia a atuar de perto nesta questão. Isto é também uma questão de financiamento, pelo que espero que esse financiamento chegue ao comércio tradicional, porque as cidades vivem da sua identidade. É um repto que deixo, da nossa parte, que já demos o primeiro passo e já começámos a abrir portas.”
LUSA