É lançada hoje, pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, a aplicação móvel JiTT.Travel Funchal (Just In Time Tourist Travel), que será um Guia da Cidade do Funchal para todos os dispositivos móveis, que inclui 30 pontos de interesse turístico da cidade. O lançamento da JiTT.Travel Funchal marca o início do calendário de atividades previsto para a Semana do Turismo 2016, que se estende até ao próximo dia 30 de setembro.
O conceito da aplicação consiste na criação de roteiros que se adaptam exatamente ao tempo que o turista tem disponível para visitar a cidade, sendo carregados conteúdos que revelam os aspetos mais curiosos da cidade, desde a sua História, até aos pequenos detalhes que proporcionam o charme único de cada lugar.
A aplicação é uma combinação de “storytelling” e tecnologia, permitindo a gestão do tempo disponível, com percursos propostos, que podem ser personalizados de acordo com os interesses de cada um. Um algoritmo gere o tempo do utilizador/turista em cada local e consegue guiá-lo através de um conjunto relevante de pontos de interesse, com conteúdos curados. Ter pouco tempo para conhecer a cidade não é um problema. Depois de descarregada a aplicação, basta indicar o tempo que se tem disponível, se se deseja ou não, por exemplo, visitar espaços interiores ou se o pretendido é regressar ao ponto de partida. A aplicação desenhará, então, um percurso pelos locais mais interessantes, tendo em conta também os transportes e os horários dos locais a visitar.
A aplicação no Funchal inclui também um áudio guia e informação descritiva de todos os pontos de interesse, estando disponível em 4 línguas: Português, Inglês, Francês e Alemão.
Principais funcionalidades:
• Gerar um roteiro de acordo com o tempo disponível (desde 2 horas a 2 dias; modo livre “just go”);
• Incluir áudio guia e informação descritiva sobre cada ponto de interesse, incluindo dados como morada, contato e horário de funcionamento;
• Incluir também “histórias” que ajudem a perceber a cultura e a história da cidade;
• Funcionar offline (não necessita de ligação wi-fi ou dados móveis);
• Disponível em vários idiomas (PT/EN/FR/DE;
• Permitir a compra de experiências na própria aplicação;
• Estará disponível para iOS e Android.