A Câmara Municipal do Funchal lançou a iniciativa "Funchal, Cabaz Vital" destinado às famílias residentes no concelho que, fruto das dificuldades geradas pela Covid-19, viram reduzidos os seus rendimentos mensais, seja por situação de desemprego ou por condição de lay-off de pelo menos um dos seus membros. Até agora, já foram entregues 890 cabazes.
Num comunicado enviado às redações, o município informa que a "freguesia com mais agregados apoiados até agora é Santo António, com cerca de um terço do total (307), seguindo-se São Martinho (188), São Roque (76), Santa Maria Maior (73) e São Pedro (55). A principal razão indicada pelos beneficiários relativamente a perda de rendimento é a situação de desemprego (345), seguida da situação de lay-off (327)".
Os cabazes são gratuitos e fornecidos a pedido, através do e-mail cabaz@cm-funchal.pt ou do telefone 291 214 083, de 2.ª feira a sábado, entre as 9h e as 12h, sendo que, no ato do pedido, os beneficiários têm de indicar o motivo da perda de rendimento.
A autarquia refere ainda que "os cabazes são compostos por fruta e legumes da época, ervas aromáticas e ovos, todos de produção regional e assegurados pelos comerciantes de hortofrutícolas do Mercado da Penteada e do Mercado dos Lavradores, de forma rotativa".