Francisco Gomes apresenta hoje pelas 18h30, no Museu “Casa da Luz” no Funchal, o livro “Mar Nosso? A Política Marítima Europeia, Portugal, a Madeira e o Futuro”. A obra tem o prefácio de João Rodrigues, velejador madeirense, que apadrinha o trabalho do analista político.
“Mar Nosso?” é a sétima publicação de Francisco Gomes e a segunda com a chancela da editora “O Liberal”. O livro faz uma abordagem dupla aos assuntos do Mar, por um lado o autor discute a Política Marítima Europeia e a Estratégia Nacional do Mar, expondo os seus principais conceitos e o tipo de relação a estabelecer entre as comunidades e o Mar; por outro lado, apresenta mais de vinte propostas de iniciativas com vista um aproveitamento sustentável e proficiente dos recursos marítimos madeirenses.
“O trabalho tem duas componentes: uma expositiva, que discute os trâmites políticos que têm determinado a relação dos europeus e dos portugueses com o Mar, e uma mais prática, que avança com sugestões para uma abordagem mais dinâmica à riqueza que o Mar proporciona à nossa Região e que poderá ser utilizada para a criação de emprego e de uma competitividade diferenciada a nível nacional e internacional”, explica Francisco Gomes.
Este livro pretende ser um contraste entre o discurso passadista e saudosista que é frequentemente associado ao Mar e a postura positiva e pró-activa que o presente e o futuro exigem quanto aos recursos marítimos.