A forte tempestade que atinge o norte da Europa está a provocar hoje o caos nos transportes, impedindo voos e dificultando a circulação de comboios e automóveis.
O aeroporto de Amesterdão Schiphol anulou todos os voos devido a ventos violentos que paralisam a Holanda, deixando comboios parados e barcos ancorados e causando problemas nas estradas.
O instituto de meteorologia holandês atribuiu a grande parte do país o código vermelho, o alerta mais elevado.
Árvores caídas e camiões derrubados pelos ventos fortes também foram registados. Pelo menos três pessoas morreram na Holanda e na Bélgica. Na Holanda, uma das duas vítimas mortais é um condutor de um camião, de 62 anos, que perdeu a vida quando tentava retirar da estrada um ramo de uma árvore e foi atingido por outro ramo.
O acidente ocorreu na localidade de Wesenberg, no norte da Holanda, indicou a polícia local na sua conta na rede social Twitter.
A segunda vítima mortal é também um homem de 62 anos que estava dentro de um carro quando este foi atingido por uma árvore. O incidente foi registado no leste da Holanda, na região de Enschede.
As autoridades policiais holandesas relataram também um acidente com um autocarro escolar que resultou em seis feridos, um deles em estado grave, o condutor do veículo. Os restantes feridos, com vários graus de gravidades, são todos crianças.
Na Alemanha, as escolas estão fechadas na antecipação da tempestade, com neve, chuva e ventos fortes.
O serviço ferroviário alemão cancelou toda a circulação no estado mais populoso do país, o da Renânia do Norte-Vestefália.
A praça em frente à catedral de Colónia foi parcialmente isolada por precaução, em caso de queda de pedras devido às rajadas de vento.
No Reino Unido foram registados ventos de até 110 quilómetros/hora e milhares de casas no sudeste de Inglaterra ficaram sem eletricidade.
A circulação ferroviária regista grandes atrasos, porque o vento danificou linhas elétricas e causou a queda de árvores nos carris.
Em algumas zonas da Escócia, desaconselhou-se a circulação automóvel devido ao perigo causado pelos ventos, neve e gelo.
A Roménia foi outro dos países atingidos, com a tempestade de neve e os ventos fortes a deixarem dezenas de escolas, várias estradas e portos fechados, bem como milhares de pessoas sem eletricidade.
A ministra do Interior, Carmen Dan, disse hoje que cerca de 32.000 pessoas estão sem eletricidade em 13 condados da Roménia.
LUSA