Em 2021 foram transportadas 751 pessoas que necessitavam de cuidados médicos urgentes, em 584 missões realizadas entre ilhas de cada Arquipélago, entre os Arquipélagos e o Continente e entre o estrangeiro e Portugal. Foi o maior número registado nos últimos anos , representando mais 112 pessoas do que em 2020. A Força Aérea resgatou ainda 26 pessoas que se encontravam a bordo de embarcações e realizou 37 missões de busca e salvamento de que resultaram o salvamento de 26 pessoas, seja em terra seja em mar.
Contabilizaram-se ainda 725 horas de voo em missões de vigilância do espaço aéreo, 193 missões de vigilância marítima em território nacional e internacional e 160 missões de reconhecimento e avaliação integradas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.
A Força Aérea continuou ainda a cumprir com os compromissos internacionais com as organizações internacionais da NATO, ONU e União Europeia, integrando Forças Nacionais Destacadas em missões nos diferentes teatros operacionais, como a MINUSMA (Mali), NATO ENHANCED AIR POLICING 2021 (Lituânia) e FRONTEX (Málaga).