O incêndio que deflagrou entre a Maloeira e a Fonte do Bispo, no concelho da Calheta, encontra-se em fase de rescaldo.
De acordo com o relatório do Serviço Regional de Proteção Civil esta operação ainda envolve 25 bombeiros e nove veículos de quatro corporações da ilha (Calheta, São Vicente e Porto Moniz, Ribeira Brava e Voluntários Madeirenses).
O Plano Regional de Emergência, acionado a dia 09, continua ativo e as autoridades regionais voltam a chamar a atenção para as condições meteorológicas, principalmente para as temperaturas elevadas que vão manter-se na Madeira.
Revisão das Condições Meteorológicas:
Céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte da ilha da Madeira e na ilha da Porto Santo. Vento moderado (25 a 35 km/h) do quadrante norte, por vezes forte (35 a 45 km/h) e com rajadas que poderão atingir 70 km/h nos extremos oeste e leste da ilha da Madeira, soprando forte (40 a 55 km/h) de nordeste nas zonas montanhosas com rajadas que poderão atingir 90 km/h.
Temperaturas previstas (Max / Min): Funchal : 28 / 21 ºC – Porto Santo : 26 / 21 ºC
Outras Considerações:
• O Plano Regional de Emergência de Proteção Civil está ativo desde o dia 9 de agosto 2016.
• Com base na caraterização das condições atmosféricas particularmente a temperatura elevada e o aumento da velocidade do vento para os próximos dias, foi intensificada a vigilância ativa e contínua para prevenção dos incêndios rurais em toda a Ilha da Madeira.
• No concelho do Funchal, mantém-se a vigilância, com especial incidência nas zonas altas do Funchal, particularmente Eira do Serrado, S. Gonçalo, Monte e Choupana.
• As ações de vigilância são operacionalizadas com reforço das equipas dos corpos de bombeiros, da Guarda Nacional Republicana e das Forças Armadas, até ao dia 15 de agosto 2016.