A informação foi avançada à agência Lusa pela meteorologista Rita Mota, da delegação regional dos Açores do IPMA, tendo acrescentado que a rajada de "134 quilómetros por hora" foi registada "na sexta-feira entre as 17:00 e as 18:00" locais (19:00 em Lisboa), "na Fajã Grande, na ilha das Flores".
No seu mais recente comunicado, emitido esta manhã, a delegação dos Açores do IPMA informa que, devido à depressão Efrain, com um sistema frontal associado, nas próximas horas e até domingo, está previsto "um novo aumento da intensidade do vento, com rajadas na ordem dos 120 quilómetros por hora no grupo Ocidental (Flores e Corvo).
Para o grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) as previsões apontam para rajadas de vento na ordem dos 100 quilómetros por hora e dos 90 quilómetros por hora no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).
O IPMA alerta ainda que nos grupos Central e Oriental poderá ocorrer precipitação por vezes forte, acompanhada de trovoada.
"No grupo Ocidental, para a agitação marítima, mantém-se a previsão de ondas que podem atingir os 10 metros de altura significativa, podendo a onda máxima atingir os 20 metros de altura", lê-se ainda no mesmo comunicado.
Devido ao agravamento das condições meteorológicas o capitão do Porto de Santa Cruz das Flores determinou hoje o encerramento a toda a navegação do Porto das Lajes das Flores.
A Proteção Civil dos Açores registou, durante a última noite, 26 ocorrências em seis ilhas, devido ao mau tempo, sobretudo quedas de árvores e estruturas, inundações de vias e habitações, derrocadas, transbordos de ribeiras e uma pessoa foi realojada.
As situações reportadas estão relacionadas, sobretudo, com "quedas de árvores, queda/danos de estruturas, inundações de vias e em habitações, derrocadas e transbordos de ribeiras", segundo a Proteção Civil dos Açores.
As ilhas das Flores e do Corvo estão entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de domingo sob aviso vermelho, sendo esperadas ondas de sudoeste com 10 metros de altura significativa, podendo a onda máxima atingir os 20 metros.