Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de `Fake News`: “As plataformas não podem fazer tudo sozinhas”
Sociedade 21 fev, 2019, 09:20

`Fake News`: “As plataformas não podem fazer tudo sozinhas”

Na segunda-feira foi anunciado um apoio à Associação Portuguesa de Imprensa para um “projeto destinado a promover a literacia dos media junto das comunidades mais vulneráveis, de norte a sul do país e regiões autónomas de Madeira e Açores”, segundo um comunicado da Google.

O combate à desinformação exige “colaboração”, defende o responsável pelo Google News Lab, sublinhando que “as plataformas não podem fazer tudo sozinhas” face a “um alvo em movimento”.

Em entrevista à Lusa, via telefone, David Dieudonné destaca que “a desinformação é um alvo em movimento, é sempre mais complicado, é sempre mais sofisticado”.

Neste quadro em que surgem constantemente “novos desafios”, diz, “cada peça do ‘puzzle’ tem de fazer a sua parte: as redações, os professores e, claro, as plataformas”.

A abordagem à desinformação – conceito que é mais indicado do que ‘fake news’, considera – tem de ser “multidimensional”, de diferentes ângulos. “A regulação é apenas uma peça da solução”, observa.

David Dieudonné menciona algumas iniciativas da Google que apoiam a verificação de factos, por exemplo a ‘factchecktag’ (etiqueta para as redações que têm equipas de verificação de factos).

Ao mesmo tempo, a Google tem investido em projetos como o Trust, que “tenta definir, juntamente com os media, as empresas e os académicos o que pode ser jornalismo de qualidade”, acrescenta, realçando que é preciso “equipar os utilizadores, nomeadamente os mais jovens, para que saibam reconhecer conteúdos de qualidade ‘online’”.

Por isso, a plataforma tem também “apoiado os esforços de literacia para os media em todo o mundo, tendo disponibilizado dez milhões de dólares no ano passado”, recorda.

Na segunda-feira foi anunciado um apoio à Associação Portuguesa de Imprensa para um “projeto destinado a promover a literacia dos media junto das comunidades mais vulneráveis, de norte a sul do país e regiões autónomas de Madeira e Açores”, segundo um comunicado da Google.

O projeto, financiado em 250 mil euros, propõe-se disponibilizar assinaturas de jornais a professores, para que os usem nas aulas, com os alunos, e levar os jornais também aos clubes, centros de dia e outras instituições de apoio aos idosos.

Na Google, “o combate contra a desinformação é levado muito a sério”, garante David Dieudonné. “Estamos a fazer muito: investimos dinheiro, temos engenheiros a trabalhar nisto, temos equipas no terreno a dar formação a jornalistas”, menciona.

Porém, frisa, “há certas decisões que não podem ser tomadas pelas plataformas, especialmente as que dizem respeito a avaliar a qualidade do jornalismo”. Por isso, explica, a Google tem trabalhado, em parceria, “com redações e universidades em todo o mundo para garantir melhor conteúdo”.

A plataforma tem tentado também “adaptar o produto a esta preocupação, nomeadamente os motores de busca, mas também o YouTube, por exemplo”, refere. “Há um trabalho que estamos a fazer para garantir que o nosso sistema reconheça um conteúdo do ponto de vista da autoridade e da relevância”, explicita.

Tudo isto sem nunca “suprimir conteúdo, isso seria censura". A Google prefere acrescentar "contexto para que os utilizadores fiquem mais bem informados”, contrapõe.

C/ LUSA

Pode também gostar

Imagem de Tenerife Moda escolhe a Madeira para apresentação internacional

Tenerife Moda escolhe a Madeira para apresentação internacional

Imagem de Não há especulação dos preços dos produtos à venda na Região (áudio)

Não há especulação dos preços dos produtos à venda na Região (áudio)

Imagem de Reportagem: CF Andorinha

Reportagem: CF Andorinha

Imagem de Empregos nas áreas comerciais cresceram 3,8% de 2020 para 2021

Empregos nas áreas comerciais cresceram 3,8% de 2020 para 2021

Imagem de Portugal regista número de mortes mais baixo de 2021

Portugal regista número de mortes mais baixo de 2021

Imagem de Ronaldo ganha prémio de melhor jogador do mês na Arábia Saudita

Ronaldo ganha prémio de melhor jogador do mês na Arábia Saudita

Imagem de Marítimo esmagado pela melhor equipa do mundo (vídeo)

Marítimo esmagado pela melhor equipa do mundo (vídeo)

Imagem de Paulo Cafôfo: “Pedido de ajuda foi feito tarde demais” (vídeo)

Paulo Cafôfo: “Pedido de ajuda foi feito tarde demais” (vídeo)

Imagem de Covid-19: Portugal com 1.479 mortos e 34.693 infetados

Covid-19: Portugal com 1.479 mortos e 34.693 infetados

Imagem de Mais de 300 professores aposentam-se entre janeiro e fevereiro

Mais de 300 professores aposentam-se entre janeiro e fevereiro

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025